PATAVINO

Memórias autorizadas de um estudante de Psicologia, Português, em "Erasmus" pelas italianas paragens de Pádua. | «Corsa lunga, grandi bugie», Provérbio italiano | «O mundo em que vivemos é como um livro. Quem nunca viajou, apenas leu uma página», Santo Agostinho

terça-feira, novembro 16, 2004

Corsi di Psicologia

As aulas de Piscologia, nos primeiros dias estavam apinhadas. Tive de me sentar no chao algumas vezes e, por estranho que possa parecer, ate existem aulas com videoconferencia para os alunos que nao cabem na sala. E ridiculo estar numa aula a observar um ecra gigante e ver o professor com o logo do windows na testa a fazer perguntas para a audiencia. Tentei testar a eficacia deste tipo de sistema de ensino, pondo o dedo no ar para responder, mas as minhas duvidas nao foram inexplicavelmente atendidas. Contudo as condiçoes sao excelentes. Existe um laptop, um projector, microfones e sistema de som em todas as salas; a biblioteca é excelente embora com pouca publicaçao a nivel de livros em lingua inglesa, ao contrario da de Lisboa . Do ponto de vista funcional, é de facto uma faculdade de primeiro mundo. Do ponto de vista academico, penso que todo o curso, a diferenciaçao teorico pratica, a aprendizagem real das tematicas, é melhor em Lisboa. Os professores sao todos professores conceituados de Psicologia em Italia. Alguns no seu pedestal, outros extremamente acessiveis (como o meu coordenador de Erasmus que é americano e nem sabia bem que cadeira ia leccionar no segundo semestre. Ja me pediu para bebermos uma garrafa de vinho do Porto juntos).

Todos os dias conheço colegas novas, bonitas, que olham para o meu dicionario e me perguntam se sou portugues. Algumas dizem-me que conhecem a palavra saudade e uma ate sabia quem era Fernando Pessoa. Pode-se imaginar agora porque tenho motivaçao para ir as aulas segunda feira as 8h30, com chuva e frio, e de bicicleta sem o travao da frente e o de tras impotente.

As aulas com tanta gente sao extremamente teoricas e impessoais. Ha cadeiras que queria mesmo participar mas o meu parco italiano diz-me que é melhor ficar calado. Porem, tenho aprendido coisas que provavelmente nao terei oportunidade de aprender em Portugal. As aulas de Picologia da Arte tem sido fantasticas . Analisamos obras de pintores renascentistas, barrocos, contemporaneos e definimos linguagem artistica, estilo, estetica, percepcao, tipos de personalidade dos artistas, intencao e funçao das obras artisticas. é uma introduçao à psicologia cognitiva aplicada à Arte. Por outro lado as aulas de Criminologia, especialmente porque levam a sala de aula tecnicos que trabalham em tribunais, em prisoes, institutos de reinserçao social, ajudam-me a conhecer um campo de trabalho que do ponto de vista humano é extremamente gratificante. As aulas de Teoria e Tecnica de Comunicaçao em Psicologia sao pura psicologia dinamica aplicada mas sao interessantes e penso que me servirao no futuro de base ou comparaçao, quando tiver de fazer a cadeira correspondente em Lisboa. Psicologia dos Meios de Comunicaçao de Massa, ajuda-me a ter uma ideia do mundo da Psicologia aplicada à publicidade, ao marketing empresarial, ao desporto, e às novas linguagens como a Internet. A Psicologia Cognitiva Avançada da-me as bases para a variante que decidi escolher neste quarto ano de curso. A partir de Dezembro terei mais 3 cadeiras das quais falarei em tempo oportuno. E por falar em tempo, é melhor que comece a procura-lo para poder estudar, escrever e falar, em italiano com os professores que me avaliarao. Sim, Erasmus em Italia nao e so dolce fare niente. G.F.